Thais da Cunha Marcondes é natural de Jundiaí/SP, radicou-se em Ponta Grossa/PR de 2001 a 2013, onde atuou como Conselheira e Delegada Municipal de Cultura (Literatura), bem como fez parte de diversas comissões tratando de políticas públicas culturais; implantou ações, eventos e concursos culturais; desenvolveu colunas em jornais, blogs, sites e revistas da cidade.
Premiada e selecionada por meio de concursos para participar de antologias e oficinas literárias, desde 1983. A partir de então também recebeu diversas premiações e menções honrosas em vários concursos literários no Brasil.
Em 2012 lançou o livroAzul da Prússia(Estúdio Texto – Contos).
Em 2013 foi homenageada no “Concurso Nacional de Contos Thaty Marcondes” realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/PR. No mesmo ano, de volta à cidade natal, começa a participar de antologias e coletâneas na Editora In House.
Em 2019 lançou o livroFemina(Editora In House) em conjunto com mais quatro escritoras.
Em 2020, em decorrência da pandemia, participa de lives da editora supracitada, bem como de algumas de fora da cidade e do Estado de São Paulo. Responsável pela Editoria da seção de Prosa da RevistaJLetras(Editora In House).
Integrante do grupo Anjos de Prata. Membro da AVBL (Academia Virtual Brasileira de Letras).
Associada à Rede Brasileira de Escritoras.
Membro correspondente da ALG (Academia de Letras e Artes de Goiás).
Membro correspondente da NALAL (Núcleo Acadêmico de Letras de Lisboa).
Cadeira 24 da AJL (Academia Jundiaiense de Letras).
Cadeira 32 na AFLAJ (Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí).