Douglas Tufano
Patrono:
António de Alcântara Machado
- Nasceu na cidade de S. Paulo, em 1948. Vive em Jundiaí desde 1980 e se considera jundiaiense de coração, pela acolhida carinhosa que recebeu da cidade. É casado com a Célia e tem três filhas: Fabiana, Renata e Cláudia.
- Passou a infância e a adolescência nas ruas da Mooca e do Brás. Como descendente de italianos, viveu de perto as alegrias e tristezas dos imigrantes. Por isso, escolheu como patrono da cadeira na Academia Jundiaiense o escritor António Castilho de Alcântara Machado d’Oliveira, o contista que melhor retratou a vida dos italianos imigrantes do Brás.
- Formado em Letras e Pedagogia pela Universidade de S. Paulo, dedica-se ao magistério e à atividade de escritor de livros didáticos e paradidáticos, na área de português, literatura e história da arte.
- Alguns de seus livros:
Estudos de literatura brasileira e portuguesa, Minigramática da língua portuguesa, Vida e obra de Jean-Baptiste Debret, A história de Jesus através da arte, Machado de Assis: questões éticas em discussão, Português fácil: tira-dúvidas de redação, Auto da barca do inferno - Gil Vicente (edição comentada e modernizada),
Navegando pela língua portuguesa (sobre a origem do português),
Navegando pelo dicionário, Navegando pela história do livro, Navegando pela mitologia grega, Histórias da terra e do céu (lendas indígenas recontadas), Jesus na arte, entre outros.
- Com a obra
Dicionário Ilustrado - 1500 palavras, em 1996 ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, como melhor livro didático infantil do ano.
- Seu livro A carta de Pero Vaz de Caminha (em português moderno) recebeu o selo de
Altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.