Nome literário de Susana Aparecida Ferretti Pacheco, natural de Jundiaí/SP, graduada em Direito, Procuradora do Município de Jundiaí (aposentada); Especialista em Criatividade e Produção de Textos (UniAnchieta, Jundiaí), em Didática do Ensino Superior (UniAnchieta, Jundiaí) e em Direito do Estado (Direito Administrativo, Constitucional e Tributário – Universidade Gama Filho).
Descobriu o gosto de expressar-se em poesia e prosa na adolescência, e vem mantendo, desde então, contínua produção textual.
Em 1992, a poesiaSentimentofoi premiada no XII Concurso Raimundo Correa de Poesia e publicada no livro Poetas Brasileiros de Hoje, Ed. Shogun Arte, Rio de Janeiro.
Em 2002, o contoUm olhar sobre o tempofoi laureado com o 2º lugar no II Prêmio Brito Broca de Literatura de Guaratinguetá/SP.
Em 2003, a poesiaUma mulher chamada dorfoi premiada com o 3º lugar no Concurso Literário “1ª Medalha Dra. Aurea Maria de Jesus de Guaratinguetá” e, em 2004, novamente foi agraciada naquele concurso com o 2º lugar para a poesiaJuramento.
No mesmo ano, sagrou-se vencedora da Categoria Adulto no Concurso de Poesias e Crônicas de Louveira/SP, com a poesiaLiberdade.
Em 2006, com a poesiaSenhora do Japiesteve presente no evento EnCantos do Japi, promovido pelo Grupo Arte em Ação, em Jundiaí/SP.
Em 2021, foi laureada com Menção no ‘XXXVI Premio Mondiale di Poesia Nosside’, de Regio Calábria, Itália, “Único concurso global para uma obra inédita e jamais premiada sem fronteiras de línguas e de formas de expressão” (nosside.org).
É autora deÀ Luz da Lua(2007) eHorizontes(2021), publicados pela Editora In House (Jundiaí/SP). Ao longo dos anos vem participando de expressivo número de publicações coletivas.
É membro da Academia Jundiaiense de Letras (cadeira nº 11), da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí – AFLAJ (atual 2ª Secretária) e da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas – AJLJ (atual Presidente).