Pedagoga com Licenciatura Plena e professora de criatividade literária no CRIJU. É membro da Câmara Setorial de Literatura do Conselho de Política Cultural.
É contista, poetisa, trovadora e articulista. É membro, desde a fundação, da Academia Jundiaiense de Letras, na qual ocupa a cadeira nº 27. Ocupou o cargo de secretária por dez anos. Foi eleita para presidir essa entidade de 2001 a 2003 e, reeleita, presidiu-a até 2005.
Como presidente, promoveu Oficinas Literárias, concursos e palestras, divulgando o trabalho da entidade e de seus participantes. Em sua gestão, a AJL recebeu a “Medalha Petronilha Antunes”, pelos relevantes serviços culturais desenvolvidos. Atualmente, faz parte do Conselho de Honra dos ex-presidentes.
É membro, desde 1983, da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, tendo ocupado os cargos de secretária e oradora várias vezes. Presidiu-a de 2006 a 2008. É, atualmente, a vice-presidente.
Em 2004, ao término de uma oficina literária, fundou, com os participantes, o Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro, tendo sido a primeira presidente. É, atualmente, a vice-presidente.
É membro da Academia Louveirense de Letras e Artes, ocupando a cadeira nº 15, fazendo parte do Conselho Consultivo.
Em 24/11/2006, recebeu, no Teatro Polytheama, a Comenda da Ordem do Mérito “Joaquim Candelário de Freitas”. Em 2001, elaborou e promoveu, com a Secretaria da Cultura, concurso de poesias em homenagem ao centenário do Teatro Polytheama.
O concurso de poesias “Desperte o poeta que existe em você”, que idealizou e iniciou em 2003, em parceria com a AAPJR, descobriu muitos poetas na cidade. Como presidente da Comissão Municipal de Literatura, coordenou dois concursos de microcontos para alunos do ensino fundamental e médio.
Júlia Fernandes Heimann recebeu o título de “Cidadã Jundiaiense”, que muito a honrou, em agosto de 2008.
Tem dez livros publicados.
Em março de 2022, foi eleita pela União Brasileira de Trovadores como Delegada da UBT/Jundiaí, após ser classificada em quatro concursos de trovas.