Nasceu em Jundiaí no dia 16 de agosto de 1967. É filha de Antonio Biancardi e Maria Antonieta Fernandes Biancardi. Tem um filho, o Bruno Biancardi Nogueira.
É professora de Inglês formada pela USP, com curso de Pós-Graduação em Língua Inglesa pela mesma Universidade. Fez curso de aperfeiçoamento de Inglês em Vermont, Estados Unidos e Londres, Inglaterra.
Também fez curso de Pós-Graduação em Literatura no Centro Universitário Anchieta e em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, pela Universidade Pitágoras, UNOPAR.
É membro da Academia Jundiaiense de Letras e do Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro. É autora do livro de poesiasMomentos, InVerso, ENCLeuSURADO, do livro infantilAs Chaves Mágicas, em sua 3ª edição e do livroOs Três Rs Mágicos.Tem participação em diversas antologias e já recebeu prêmios pela classificação de suas poesias e contos.
Participou de vários eventos literários expondo seus trabalhos e de entrevistas em programas de rádio e televisão divulgando a importância da leitura e do cuidado com o uso da nossa Língua Portuguesa.
Foi jurada e coordenadora da comissão julgadora da Olimpíada de Redação da Biblioteca Municipal Nelson Foot.
Igualmente, foi coordenadora da comissão julgadora do concurso da Semana da Pátria da Prefeitura de Jundiaí, “Poetizando na escola” e “Fazendo Arte e Literatura na Escola”.
Até 2019, realizou vários encontros literários com alunos de diversas escolas e faculdades e ministrou palestras em entidades culturais. Atuou em saraus literários e realizou contação de histórias, rodas de leitura de poesia de forma interativa e projetos de incentivo à leitura.
Apresentou o trabalho A leitura fruitiva em Hamlet, na Jornada de estudos Shakespeareanos, na USP, em 2017 e “A intertextualidade entre A Megera Domada, de William Shakespeare e O Domador Domado, de John Fletcher”, na Jornada de estudos Shakespeareanos, na Unicamp, em 2018.
Quanto aos saraus, Kohrau - entre palavras, entre versos, eles reuniram vários artistas da música, da literatura, do teatro, da dança e o público em geral, nos dias 04/08/2019 e 24/11/2019, com o intuito único de expressar arte e literatura, no espaço cultural Koh Samui, em Jundiaí. No mesmo período, fez o recital “Versos Nus” apresentado na FLIJ 2019. Em 2020, também na FLIJ, foi escritora representante da cidade de Jundiaí com outros colegas escritores. Em 2021, participou da mesa discutindo a Literatura em Jundiaí com vários autores. Durante a pandemia em 2020/2021, o trabalho literário se limitou na participação de várias videoconferências sobre Literatura e Educação, na produção literária e na participação em antologias e em saraus online.
Na FLIJ de 2022, foi curadora do sarau literário na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. Na FLIJ de 2023, foi curadora do evento Viagem literária nas estações, a parada é poesia. Seu último poema classificado como finalista em concurso, que foi realizado pela FLIP de Paraty, fez parte da coletânea “Prêmio Off Flip 2023 - Poesia”.
Produziu, com outros nove poetas do grupo Espaço Toca, o livroReciclos, a partir de estudos realizados sobre a poesia e sobre vários poetas importantes no cenário literário.
No dia 20/08/22, foi mediadora do clube de leitura realizado pela Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot com o livro Pequena Coreografia do Adeus, de Aline Bei.
No mês de agosto de 2022, foi brindada com a seleção do livro de poesiaENCLeuSURADO, no concurso da Editora Toma Aí Um Poema.
Em novembro de 2022, fez a mediação da mesa de escritores Jundiaienses em comemoração da data do escritor Jundiaiense.
Em agosto de 2023 organizou o evento “Vivências Poéticas” que fez parte do Seminário realizado pela Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot. Em setembro de 2023 organizou o sarau “Fazer brinquedos com as palavras” realizado pela Academia Jundiaiense de Letras. Divulga seu projeto Versos Nus nas mídias do instagram e do facebook e a divulgação do seu trabalho pelo site http://maraligiabiancardi.com.br/.