Histórico da Academia Jundiaiense de Letras
Por Júlia Heimann - Cad. 27
Em 1970, alguns escritores residentes em Jundiaí se reuniram na tentativa de fundar uma Academia de Letras na cidade. Alguns encontros foram realizados, atas foram registradas, e um anteprojeto de estatuto foi elaborado. Mas o movimento, por falta de comprometimento com a causa, não foi levado adiante, não havendo registro do estatuto, não se procedeu à fundação.
Dez anos mais tarde, em 1980, alguns escritores que tiveram a primeira iniciativa foram auxiliados por outros que se agregaram, e, assim, houve a fundação da Academia Jundiaiense de Letras.
Na ata da fundação consta que, nessa oportunidade, foi organizada uma diretoria para iniciar os trabalhos. Os diretores foram escolhidos entre os presentes à sessão e aceitaram os cargos, ficando a primeira diretoria assim constituída:
Nessa reunião, também foi formada uma comissão para redigir parecer sobre o anteprojeto do estatuto, ficando assim constituída: Prof. Celso Fonseca Júnior, Mário Mazzuia e Aristides Prado.
O estatuto foi registrado no mesmo ano, procedendo-se, então à fundação. Em 8 de março de 1982, os primeiros vinte e nove acadêmicos tomaram posse, no segundo andar do Centro Cultural, hoje Centro de Cultura Josefina Rodrigues da Silva.